Marcadores

Livros X-MAT

quinta-feira, 19 de março de 2015

Dicas de estudo de Matemática para o Colégio Naval

Tenho recebido algumas mensagens por e-mail solicitando dicas para se preparar para a Prova de Matemática do Colégio Naval, tanto de estudantes que estão começando sua preparação como de estudantes mais avançados. Sendo assim, vou procurar abordar alguns aspectos que podem ser de muita valia nessa preparação.

Sobre a prova:
A prova de Matemática do Colégio Naval é a prova mais difícil proposta para estudantes de 9° ano.  Os assuntos abordados e o grau de maturidade exigidos para a resolução dos exercícios estão bem acima das exigências regulares da maioria das escolas. Sendo assim, é necessária uma preparação específica para a prova, seja em um curso preparatório ou por conta própria.
A prova é composta por 20 questões de múltipla-escolha com 5 alternativas cada. A distribuição entre os temas nos últimos 25 anos é Aritmética 31%, Álgebra 37% e Geometria Plana 32%.
Há uma boa distribuição na quantidade de questões fáceis, médias e difíceis. Sendo que é possível conseguir uma nota razoável apenas resolvendo questões fáceis e médias.
Por isso, é preciso um bom planejamento de prova, cuidado com o tempo e muita atenção para não errar bobeiras e perder pontos em questões fáceis.
Os assuntos de maior incidência nos últimos 10 anos são: Áreas de figuras planas, Produtos notáveis e Fatoração, Potências e Raízes, Múltiplos e divisores, MDC e MMC, Divisibilidade e congruências, Ângulos na circunferência e números racionais. 

Sobre a preparação:
É importante o estudante dissecar bem o conteúdo programático do concurso e planejar os seus estudos.
Comece estudando a teoria e trabalhando exercícios mais simples. Aumente a dificuldade dos exercícios gradativamente até atingir o nível dos exercícios das provas e até um pouco além.
É essencial resolver muitos exercícios para adquirir maturidade e ser capaz de resolver questões com maior grau de dificuldade.
A resolução das provas anteriores é um bom auxílio. Muitos concursos têm mudanças significativas no estilo da prova com o passar dos anos. Na prova de Matemática do Colégio Naval, essa mudança não é tão acentuada, de forma que as provas de 1980 até hoje são, sem dúvida, um bom treinamento para o concurso. Resolver provas de Matemática da EPCAr e do CMRJ também é um bom exercício.

Sobre o material a ser utilizado:
Há muito conteúdo gratuito de boa qualidade disponível na internet. Aqui no blog nós temos as provas de Matemática do CN resolvidas desde 2000 (16 anos) e algumas publicações temáticas.
Há também bons livros que podem ajudar bastante nessa preparação. A seguir vou apresentar uma lista dos meus livros preferidos (alguns podem ser encontrados em pdf na internet).

Aritmética: Praticando Aritmética (Lacerda); Aritmética - Análisis del Número y sus Aplicaciones (Editora Lumbreras); Fundamentos da Matemática Elementar volume 1 (Iezzi e Murakami).

Aritmética e Álgebra: Problemas Selecionados de Matemática (Gandhi); Elementos de Matemática volumes 0 e 1 (Marcelo Rufino).

Álgebra: Álgebra (Morgado, Wagner, M. Jorge); Álgebra volumes 1 e 2 (Editora Lumbreras); Fundamentos de Matemática Elementar volume 6 (Iezzi).

Geometria Plana: Fundamentos de Matemática Elementar volume 9 (Dolce, Pompeu e Nicolau); Geometria I e II (Morgado, Wagner e M. Jorge); Geometria - Problemas sem Problema volumes 1, 2, 3 e 4 (Eduardo Mauro); Geometria - una visíon de la planimetría (Editora Lumbreras); Elementos da Matemática volume 2 (Marcelo Rufino).

Sobre a sua chance de sucesso:
O sucesso só depende de você. A caminhada é um pouco mais longa para aqueles que têm menos base, mas é possível para todos.
Não desanime com a dificuldade inicial, com o tempo, mesmo aquelas coisas que parecem impossíveis, vão se tornando mais acessíveis.
Quando mais você estudar, mais fáceis as coisas ficam e mais rápido você aprenderá novos assuntos.

Caso você queira sugerir algum outro livro, compartilhar com seus colegas sua estratégia de preparação ou fazer alguma pergunta sobre esse tema, fique à vontade para comentar.

Abraço e bom gagá!!!

105 comentários:

  1. Professor, tem como o senhor passar dicas para os concursos; AFA,EN,EFOMM, ?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, professor. Um amigo meu me passou os FME volumes 01, 03, 06 e 09, Álgebra I/Geometria I e II(Morgado) e Pré-Cálculo(Paulo Boulos). Estudando por eles dá para passar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, complementando seu material com as provas antigas, creio que sim.

      Excluir
  3. Professor, o que o senhor recomenda fazer para aperfeiçoamento em Geometria, a ponto de conseguir matar uma boa quantidade de problemas do CN?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, você deve conhecer bem a teoria e fazer muitos exercícios, incluindo de provas antigas do CN e EPCAr. Você também pode resolver problemas de Geometria da AFA,EN, EFOMM, IME e ITA, e de olimpíadas de Matemática nacionais e internacionais.

      Excluir
  4. Professor, os livros que o senhor postou acima etão me ajudando muito. Estou dobrando o meu tempo de estudo e resolvendo mais exercícios. Muito obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, Davi! Continue assim. Esse é o caminho para conquistar sua aprovação!

      Excluir
    2. Professor com esses livros fundamentos da matemática elementar esses volumes q o senhor passou eu tenho queria saber se eu seguir a risca este livro vou conseguir ir bem na prova do colégio naval

      Excluir
    3. O Fundamentos de Matemática Elementar vai te dar uma boa base. Você precisa de alguns outros livros ou até provas antigas para se aprofundar um pouco mais nos exercícios.

      Excluir
    4. Obrigado professor mais o senhor acha q só com o livro do TQM de matemática do 9 ano e mais as provas antigas da pra passar?

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Professor, o senhor teria alguma dica pra geometria, pois não consigo aprender muito bem, tenho bastante dificuldade nela!

    ResponderExcluir
  7. Professor, o senhor teria alguma dica pra geometria, pois não consigo aprender muito bem, tenho bastante dificuldade nela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, para ficar boa em Geometria é importante você entender bem a teoria. Estudo os teoremas, leia as demonstrações e faça alguns exercícios bem fáceis para ver como as coisas funcionam. Feito isso faça muitos exercícios com grau de dificuldade crescente e, se sentir necessidade em algum exercício, reveja a teoria relacionada. Acho que o Fundamentos de Matemática Elementar - volume 9 seria um bom livro para você começar seu trabalho.

      Excluir
    2. obrigado pela dica professor!!!!

      Excluir
    3. obrigado pela dica professor!!!!

      Excluir
  8. Olá professor Renato Moreira , estou estudando para a prova do colégio naval ,pois a matemática está sendo um grande obstáculo pra mim , são muitos assuntos de matemática para estudar estou enrolado , quais assunto devo estudar de início para ter uma boa base e chagar ao nível de fazer questões de provas anteriores do concurso .

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Perdoe me ao erra seu sobrenome no comentário acima

    ResponderExcluir
  11. Pessoas que tem acompanhamento piciquiatricos podem entrar nas Forças Armadas?

    ResponderExcluir
  12. Professor, eu estou no oitavo ano e ainda não aprendi essas matérias. Estou estudando-as pela internet, mas não entendo muito bom sem um auxílio de um professor.
    Moro na área rural e não tenho muito acesso a cursos, tem alguma dica?
    (Irei voltar pra cidade ano que vem, mas quero começar a estudar desde já).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece a estudar por assuntos bem simples e faça muitos exercícios (fáceis mesmo). Com o tempo você vai começar a conseguir fazer coisas mais complicadas.

      Excluir
  13. Professor, eu estou no oitavo ano e ainda não aprendi essas matérias, tem como o sr colocar o link de uns sites com conteudos bons pra poder fazer a prova tranquilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, não conheço um site que tenha o conteúdo do CN disponível e com a qualidade necessária. Vc consegue algum material separado em pdf e vídeo. Acho mais fácil você estudar por livros seguindo o programa do concurso. Se tiver algum assunto específico que vc tenha dificuldade, sugira aqui que eu vejo se tenho algo para publicar.

      Excluir
  14. Professor madeira eu estava pensando em pegar o combo colégio naval que a xyz ofereceu por um preço até que interessante mais os livros que eles oferecerão são Aritmética elementar, álgebra elementar e geometria simples assim; o senhor acha que eu devo pegar para o naval.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses livros são bons para começar os estudos, mas você precisará de outros livros para maior aprofundamento.

      Excluir
  15. Professor tenho 16 anos e quero fazer o colégio naval, tenho pouco tempo e minha base é fraca o senhor pode me dar algumas dicas de estudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece resolvendo muitos exercícios mais simples para melhorar sua base. Depois comece a trabalhar os exercícios mais difíceis similares aos do concurso. As provas de admissão ao 6º ano e o Livro do Jairo Bezerra trazem bons exercícios para embasamento.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  16. professor tenho muita dificuldade em aritmética e em geometria o senhor pode me da dicas de como ficar bom a ponto de matar questões do naval

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça muitos exercícios. Comece pelos bem fáceis e aumente o grau de dificuldade de maneira gradativa.

      Excluir
  17. Você acha que o curso preparatório "Tamandaré" é bom ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estive pesquisando sobre o colégio-curso Tamandaré e obtive o resultado de que ele é o melhor curso da baixada fluminense (com maior taxa de aprovação). Porém, o preço não está muito acessível, eu fui na unidade de Nova Iguaçu e eles me passaram um preço cujo está assim: 920 de sinal (Se eu não me engano é a inscrição) que pode ser parcelado em duas vezes; e mensalmente é 700 e pouco. Não achei o preço acessível, porém recomendo o curso PROGRESSÃO.
      OBS: Não sou vendedor do progressão, apenas sou um estudante de escola pública com o sonho de almejar a conquista de ingressar no CN! Abraços!

      Excluir
    2. Eu estive pesquisando sobre o colégio-curso Tamandaré e obtive o resultado de que ele é o melhor curso da baixada fluminense (com maior taxa de aprovação). Porém, o preço não está muito acessível, eu fui na unidade de Nova Iguaçu e eles me passaram um preço cujo está assim: 920 de sinal (Se eu não me engano é a inscrição) que pode ser parcelado em duas vezes; e mensalmente é 700 e pouco. Não achei o preço acessível, porém recomendo o curso PROGRESSÃO.
      OBS: Não sou vendedor do progressão, apenas sou um estudante de escola pública com o sonho de almejar a conquista de ingressar no CN! Abraços!

      Excluir
  18. professor tem ocmo o senhor resolver essa questão aqui pra mim; (x+1/x)^2=7 então x^5+1/x^5 é igual a:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. x > 0 <=> x + (1/x)=R7
      (x + (1/x))^2 = 7 <=> x^2 + 2 + (1/x)^2 = 7 <=> x^2 + (1/x)^2 = 5
      (x^2 + (1/x)^2)(x + (1/x))=5R7 <=> x^3 + (1/x)^3 + x + (1/x) =5R7 <=> x^3 + (1/x)^3 =4R7
      (x^3 + (1/x)^3)(x^2 + (1/x)^2)=4R7.5 <=> x^5 + (1/x)^5 + x + (1/x) = 20R7
      <=> x^5 + (1/x)^5 = 19R7, onde R7 foi usado para denotar a raiz quadrada de 7.

      Excluir
  19. Qual devo ler primeiro Geometria 1 e 2 do Morgado ou FME vol 01 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu começaria pelo FME vol. 9 (Iezzi de Geometria Plana), pois a teoria é mais organizada e os exercícios mais simples.

      Excluir
  20. Vou começar estudar agora é não sei por onde começar...tenho 15 anos mais nunca vi essas matérias ainda oque Fasso?

    ResponderExcluir
  21. Professor estou no 9ano e estou num curso preparatorio porem peguei na metade do curso por causa de uma viajem que tive que fazer.Consigo entender as outras materias porem sou pessimo mais pessimo mesmo e matematica e n entendo nada do que o professor fala no curso e acho a materia muito avacada para mim tenho 14 anos e vou fazer a prova cN e epecex daqui a 2 meses n tenho esperanca de passar principalmente por causa de matematica oque posso fazer , ja tentei ler os livros mais sem um uxilio de um professor n entendo sem falar que o fasso o curso todos os dias e o curso e bem demorado tomando meu dia inteiro sobrando pouco tempo para estudo quase n tenho mais laser e ainda tenho que me preocupara com minha escola OQUE FASSO ESTOU DESESPERADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe errei vou fazer a prova do CN E EPCAR

      Excluir
    2. Não adianta ficar desesperado. Se o seu curso te toam muito tempo, tente aproveitar esse tempo bem. Aprenda ao máximo nas aulas e tire suas dúvidas com seus professores. Pergunte tudo que não entender, mesmo que pareça simples. Além disso, tente aproveitar aqueles momentos de parada não aulas para fazer exercícios. Comece pelos mais fáceis e aumente o grau de dificuldade aos poucos.Lembre-se também de não negligenciar as outras matérias. Bons estudos.

      Excluir
  22. professor com o geometria I e II/ fme 1,3,6,9/ o algebrista/praticando aritmetica e o promilitares da pra passar ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, você estará com um bom leque de materiais. Observe entretanto que, mais importante do que isso, é o quanto de energia você vai dedicar a eles. Além disso, lembre-se que a sua aprovação não depende só de Matemática. É importante ter um bom desempenho nas outras matérias também, principalmente em Língua Portuguesa.

      Excluir
  23. professor com o geometria I e II/ fme 1,3,6,9/ o algebrista/praticando aritmetica e o promilitares da pra passar ??

    ResponderExcluir
  24. Olá professor, boa noite ! Preciso de dois livros excelentes de Álgebra e Geometria para o CN, andei analisando o livro O ALGEBRISTA e o Problemas Selecionados de Matemática do Gandhi, e achei O ALGEBRISTA mais profundo nos conteúdos. Acha que com ele somente conseguiria uma boa nota em álgebra ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, o Algebrista é um bom livro. Acho que, complementado com um trabalho em cima das provas antigas, vai te deixar bem preparado

      Excluir
  25. Professor tenho 15 anos e desejo entrar na CN, esses São meu planejamento de livros aritmética Lacerda , álgebra: o algebrista , elementos da matemática vol 0 (Marcelo Rufino) geometria : FML 9 e problemas sem problemas 1/2 da pra arrebenta na prova de matemática ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem uma boa coletânea de livros. Se você estudá-los bem e resolver o máximo de exercícios que conseguir, sem dúvida fará uma boa prova de Matemática.

      Excluir
  26. Professor este livro da matemática elementar vol 9 da geometria plana e mt bom tô adorando mais o volume 6 tem toda a matéria do colégio naval na parte da álgebra e o senhor achar que eu deva estudar um dia álgebra e outro geometria tipo ir intercalando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Matemática Elementar volume 6 cobre só a parte de polinômios. Você precisará de outro livro de álgebra para cumprir todo o programa do CN. Não se esqueça de estudar também aritmética. Acho uma boa ideia intercalar as matérias. Planeje seus estudos da forma que você obtenha maior rendimento.

      Excluir
    2. Vc é chique professor mesmo o blog sendo antigo vc ainda responder mais o senhor acha q eu deva começar com qual o volume 6 ou o do morgado a aritmética vou add tbm com o volume 1

      Excluir
    3. Acho que você poderia começar álgebra com o Morgado. O Matemática Elementar 1 tem a parte de conjuntos e funções, mas não cobre toda a aritmética. Você pode usar o livro do Lacerda ou algum outro de sua preferência. Para álgebra tive boas referências do livro "O Algebrista" do Laércio, mas não tenho ele para poder te dizer com certeza.

      Excluir
  27. Professor eu vou estudar assim então fundamentos da matemática elementar 9 com auxílio do Ferreto pq o livro n tem exemplos e minha base na geometria é fraca na parte da álgebra pesquisei bastante sobre o livro o algebrista gostei tem teoria exemplos exercícios problemas e questões e vou seguir tbm junto com o Laércio e já que gastei o dinheiro com o livro de álgebra não irei comprar o de aritmética mas irei estudar alguns pontos importantes com o Laércio sendo q razão e proporção regra de três juro simples composto já manjo bastante o que o senhor acha rsrsrs finalmente formei uma meta o senhor acha boa?

    ResponderExcluir
  28. Então, eu tenho o costume de estudar de 7:00 até 12:00 e depois de 13:30 ate 19:00 e ainda sim estudo mais uma hora antes de dormir. Participo das monitorias de matemática e faço cursinho (planejo entrar em outro também nas sextas de manhã)! Eu tenho um caderno com todas as provas antigas mas primeiramente tenho me esforçado para tentar fechar a matéria dos livros de matemática, que são: Praticando a Aritmética, Tópicos de Álgebra, TQM, Álgebra Elementar (estte deixarei por último), Álgebra para escolas técnicas e militares, QCM de Geometria, Desenvolvendo a Matemática (Prof. Marcus Vinícius), Trigonometria e Geometria Plana (Prof. Marcus Vinícius), Geometria Analítica e Espacial (Prof. Marcus Vinícius) (Sempre bom garantir uns bizus qnd n sair pela plana) e Problemas sem problema vol. I

    O que o senhor acha? É o suficiente? Dá para fechar tudo em tão pouco tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem uma boa coletânea de livros. Não fique tentando fechar os livros. Estude a teoria e faça a quantidade de exercícios necessária para você sentir segurança no assunto. Acho também que você deve focar nas técnicas de Geometria Plana. Deixe a Geometria Analítica para depois. Bons estudos.

      Excluir
  29. Olá professor, estou com o praticando aritmética do lacerda, e o livro rosinha de algebra, fora as apostilas do elite do 9º militar e a apostila do elite mil antiga com várias questões, você acha que em 6 meses dá pra fazer isso tudo e estudar um pouco para segunda fase e ainda sim garantir minha vaga na primeira fase e na segunda estudando mesmo para a segunda em 3 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem um bom material, mas não negligencie a segunda fase no início do ano, enfatize Matemática e Inglês, mas não deixe de estudar as matérias da segunda fase desde o início do ano.

      Excluir
  30. Olá professor, eu queria saber se é bizu estudar algebra só pelo Gelson iezzi 6, ou é melhor ver os outros volumes também? porquê eu acho que não vai dar para eu fechar o volume 6 e outros volumes até o dia da prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ygor, se você está se preparando para o CN, o Iezzi 6 cobre só uma parte do conteúdo, a parte de polinômios. Você não precisa fazer o Iezzi 6 inteiro porque tem muitos assuntos que não são cobrados pelo CN.

      Excluir
    2. Professor, qual outro o senhor indica pro CN, de Álgebra?? assim q eu fizer a parte q o FME 06 cobre.

      Excluir
  31. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  33. Professor da pra passar no CN com apenas 6 meses de preparo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas depende do seu nível atual e do tempo que você terá disponível para estudar.

      Excluir
  34. Olá professor Renato madeira ,meu nome é Eduardo Guilherme eu estou estudando para a EPCAR e CN,mas quero EPCAR,os meus livros são:TQM, Tópicos de álgebra,morgado de álgebra, morgado de geometria 1 e 2,Iezzi 9 e praticando artimetica do Lacerda,o que o senhor acha,eu devo pegar mais algum livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, você tem um bom material. Se você estudá-lo com afinco, fará a prova numa boa condição.

      Excluir
  35. Professor vou fazer um preparatório. o senhor acha que vale apena comprar as apostilas do curso ou estudar no preparatório sem as apostilas só com os livros de fora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do curso. Peça para dar uma olhada nas apostilas para ver se valem a pena. DE qualquer forma, vale dar uma complementada com alguns livros bizurados.

      Excluir
  36. Professor desculpa encher o saco novamente mas estou com uma grande dúvida já estou estudando para o colégio naval e tals mas só tenho 4 meses até maio não sei nehuma noção de inglês ainda estou tentando aprender..o senhor acha que pelo o meu tempo qual prova é mais vantajosa para eu passar ? A da EPCAR que é daqui a 6 meses ou do CN que é daqui a 4, mas acho que a prova do CN de matemática é mais fácil do que a EPCAR oq o senhor acha EPCAR ou CN?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você deve fazer seu planejamento para tentar se sair o melhor possível nos dois concursos. Se para você é indiferente, você tem duas chances de passar. Na minha opinião a prova de Matemática do CN costuma ser mais complicada que a da EPCAr, mas isso é algo muito pessoal. Pode ser que você tenha mais dificuldade em alguns assuntos que a EPCAr cobre com maior frequência.

      Excluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. professor pra geometria matematica elementar volume 9 serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávio. Serve sim, inclusive está na lista da postagem. Entretanto, ele é um livro inicial para embasamento. Depois é conveniente você escolher um livro mais avançado para trabalhar alguns exercícios mais complexos.

      Excluir
  39. Madeira, eu to pra ser aprovado na EPCAr 2019, ano que vem, e queria saber o que o senhor acha dos livros: Praticando Aritmetica do Lacerda, O algebrista do Laercio e o FME 9, alem disso tenho o TQM, algumas pessoas dizem que o TQM e muito fraco e so serve pras escolas tecnicas, o que o senhor acha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho o Lacerda muito bom. O algebrista do Laércio eu não tenho. Ouvi de alunos que é bom para embasamento. O FME9 é bom para começar, mas não é suficiente para Geometria. Tem que conseguir algum livro com exercícios mais complexos. Sobre o TQM, me parece, também um bom livro para embasamento.

      Excluir
  40. Mestre,o senhor recomenda o Aritmética Elementar do Yuri Kersnowsky e Ivan Mendes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um bom livro. O meu predileto é o do Lacerda, mas esse também é bem interessante para os concursos do CN e EPCAr.

      Excluir
  41. Professor, tenho sete meses para estudar para a prova do colegio naval, o senhor acha que com os livros O algebrista de Laércio + aritmética do Lacerda consigo acertar uma boa quantidade de questoes? Irei estudar 8 horas em todos os dias da semana e nos sábados 10h e domingo irei descansar, em sete meses e suficiente? E por favor me indique um livro de geometria para estudo do CN, o melhor possível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho esses dois livros bons. Talvez você precise de alguns exercícios mais complexos em álgebra, mas isso você consegue em provas antigas. Se você está precisando de base em Geometria, o volume 9 do Fundamentos de Matemática Elementar do Iezzi é uma boa ou os dois volumes do livro de Geometria do Morgado (ambos estão na lista acima e você consegue o pdf na internet). Acredito que sua programação de estudos seja suficiente. Tente focar inicialmente em cumpri-la e faça adequações se achar necessário. Cuidado para não negligenciar as outras matérias que também são importantes para o concurso. Bons estudos!

      Excluir
  42. professor, eu estudando pelos livros elementos da matematica volume 2 de geometria do rufino e mais algumas provas é suficiente para minha aprovação no CN ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, você está usando um ótimo livro de geometria plana. O que você está usando para aritmética e álgebra? Lembre-se também que não basta ir bem em Matemática para ser aprovado no CN. Ela é muito importante, mas não se descuide das outras matérias, especialmente Português e Redação.

      Excluir
    2. estou usando praticando aritmética(lacerda) e o algebrista(laércio).
      Não consigo entender alguns assuntos do livro praticando aritmética,acho q irei estudar um pouco mais pelo elementos da matemática volume 0 e 1. SERIA BOM ?

      Excluir
    3. Pedro, realmente o livro do Lacerda é muito bom, mas a maneira como alguns assuntos são apresentadas é um pouco complexa. Acho uma boa alternativa você estudá-lo em paralelo com algum outro livro que você consiga entender melhor. Creio que os livros do Rufino sejam bom para esse trabalho porque também são bem completos. Bons estudos.

      Excluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Professor, esse é meu último ano de prova por conta da minha idade. Estou numa corrida com o tempo, minha dúvida é se realmente vale a pena eu fazer um curso preparatório (Elite) ou se isso acabaria me atrasando tendo em vista que já sou acostumado a estudar em casa sozinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, essa é uma questão muito pessoal. Tem gente que se sai melhor no curso pelo suporte dos professores e motivação gerada pelos colegas, outros se dão melhor fazendo um estudo independente. Nesse último caso, é muito importante você conseguir manter se manter focado e um bom ritmo de estudos durante todo o ano. A primeira opção é mais conservadora, a segunda um pouco mais arriscada, mas às vezes as opções mais arriscadas são as que dão melhores resultados. Sugiro que você pese com calma os prós e contras das duas situações, converse com seus pais e, seja o que decidir, vai com tudo. Bons estudos e um abraço.

      Excluir
    2. Bom dia Mestre, Depois de um ano lembrei que tinha pedido sua ajuda aqui no blog. Não consegui ser classificado no cn, agora estou estudando para a espcex e queria indicação de bons livros de mat, quais o sr indicaria ?

      Excluir
    3. Rafael, a coleção Fundamentos de Matemática Elementar do Iezzi atende bem a necessidade da EsPCEx em Matemática. Você pode complementar esse trabalho com a resolução de provas de concursos anteriores.

      Excluir
  45. Olá mestre Renato, meu nome é Davy, e estou me preparando para o Colégio Naval, sobre geometria, eu acabei o Fundamentos da Matemática Elementar 9, e estou em busca de um livro para me aprofundar em Geometria, estou entre o Elementos da Matemática 2 e o 2° livro do Morgado, qual o senhor me aconselharia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois livros são muito bons. O Elementos da Matemática 2 é um livro mais atual e um pouco mais avançado. Se você tiver oportunidade de usar os dois, eu começaria com o Morgado 2 e depois iria para o Elementos da Matemática 2.

      Excluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Mestre Renato Madeira,Vou usar os FME 01,06,09 e TALVEZ o 03(O senhor considera o de trigonometria como um fator q pode ajudar na prova na parte de geometria??) e também TQM,Elementos da Matemática vol 0 e 2,Aritimética Elementar,Tópicos de Álgebra E Problemas Selecionado do Ghandi, Dá pra passar?Qual o senhor acha,desses acima, q eu devo me dedicar mais?? .Pode me indicar algum livro a mais, ou ressaltar um q eu já tenho, pra eu poder matar boa parte das questões de Álgebra(Ou para ter uma base sólida em toda à Álgebra da prova) e Geometria na Prova??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros que eu indiquei são livros que eu costumo usar. Já estudei um pouco de todos eles, mas nem todos integralmente.

      Excluir
  48. Olá Mestre, oq acha de intercalar os FME com os Nocões de Matemática do Aref?? Pro CN

    ResponderExcluir
  49. Olá Professor, sou do 9º ano e tenho uma base relativamente média.
    Gostaria de saber por qual tema da matemática eu começo a estudar?
    E o senhor teria alguma ordem de livros para estudar?

    ResponderExcluir