Marcadores

quinta-feira, 19 de março de 2015

Dicas de estudo de Matemática para o Colégio Naval

Tenho recebido algumas mensagens por e-mail solicitando dicas para se preparar para a Prova de Matemática do Colégio Naval, tanto de estudantes que estão começando sua preparação como de estudantes mais avançados. Sendo assim, vou procurar abordar alguns aspectos que podem ser de muita valia nessa preparação.

Sobre a prova:
A prova de Matemática do Colégio Naval é a prova mais difícil proposta para estudantes de 9° ano.  Os assuntos abordados e o grau de maturidade exigidos para a resolução dos exercícios estão bem acima das exigências regulares da maioria das escolas. Sendo assim, é necessária uma preparação específica para a prova, seja em um curso preparatório ou por conta própria.
A prova é composta por 20 questões de múltipla-escolha com 5 alternativas cada. A distribuição entre os temas nos últimos 25 anos é Aritmética 31%, Álgebra 37% e Geometria Plana 32%.
A uma boa distribuição na quantidade de questões fáceis, médias e difíceis. Sendo que é possível conseguir uma nota razoável apenas resolvendo questões fáceis e médias.
Por isso, é preciso um bom planejamento de prova, cuidado com o tempo e muita atenção para não errar bobeiras e perder pontos em questões fáceis.
Os assuntos de maior incidência nos últimos 10 anos são: Áreas de figuras planas, Produtos notáveis e Fatoração, Potências e Raízes, Múltiplos e divisores, MDC e MMC, Divisibilidade e congruências, Ângulos na circunferência e números racionais. 

Sobre a preparação:
É importante o estudante dissecar bem o conteúdo programático do concurso e planejar os seus estudos.
Comece estudando a teoria e trabalhando exercícios mais simples. Aumente a dificuldade dos exercícios gradativamente até atingir o nível dos exercícios das provas e até um pouco além.
É essencial resolver muitos exercícios para adquirir maturidade e ser capaz de resolver questões com maior grau de dificuldade.
A resolução das provas anteriores é um bom auxílio. Muitos concursos têm mudanças significativas no estilo da prova com o passar dos anos. Na prova de Matemática do Colégio Naval, essa mudança não é tão acentuada, de forma que as provas de 1980 até hoje são, sem dúvida, um bom treinamento para o concurso. Resolver provas de Matemática da EPCAr e do CMRJ também é um bom exercício.

Sobre o material a ser utilizado:
Há muito conteúdo gratuito de boa qualidade disponível na internet. Aqui no blog nós temos as provas de Matemática do CN resolvidas desde 2000 (16 anos) e algumas publicações temáticas.
Há também bons livros que podem ajudar bastante nessa preparação. A seguir vou apresentar uma lista dos meus livros preferidos (alguns podem ser encontrados em pdf na internet).

Aritmética: Praticando Aritmética (Lacerda); Aritmética - Análisis del Número y sus Aplicaciones (Editora Lumbreras); Fundamentos da Matemática Elementar volume 1 (Iezzi e Murakami).

Aritmética e Álgebra: Problemas Selecionados de Matemática (Gandhi); Elementos de Matemática volumes 0 e 1 (Marcelo Rufino).

Álgebra: Álgebra (Morgado, Wagner, M. Jorge); Álgebra volumes 1 e 2 (Editora Lumbreras); Fundamentos de Matemática Elementar volume 6 (Iezzi).

Geometria Plana: Fundamentos de Matemática Elementar volume 9 (Dolce, Pompeu e Nicolau); Geometria I e II (Morgado, Wagner e M. Jorge); Geometria - Problemas sem Problema volumes 1, 2, 3 e 4 (Eduardo Mauro); Geometria - una visíon de la planimetría (Editora Lumbreras); Elementos da Matemática volume 2 (Marcelo Rufino).

Sobre a sua chance de sucesso:
O sucesso só depende de você. A caminhada é um pouco mais longa para aqueles que têm menos base, mas é possível para todos.
Não desanime com a dificuldade inicial, com o tempo, mesmo aquelas coisas que parecem impossíveis, vão se tornando mais acessíveis.
Quando mais você estudar, mais fáceis as coisas ficam e mais rápido você aprenderá novos assuntos.

Caso você queira sugerir algum outro livro, compartilhar com seus colegas sua estratégia de preparação ou fazer alguma pergunta sobre esse tema, fique à vontade para comentar.

Abraço e bom gagá!!!

47 comentários:

  1. Professor, tem como o senhor passar dicas para os concursos; AFA,EN,EFOMM, ?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, professor. Um amigo meu me passou os FME volumes 01, 03, 06 e 09, Álgebra I/Geometria I e II(Morgado) e Pré-Cálculo(Paulo Boulos). Estudando por eles dá para passar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, complementando seu material com as provas antigas, creio que sim.

      Excluir
  3. Professor, o que o senhor recomenda fazer para aperfeiçoamento em Geometria, a ponto de conseguir matar uma boa quantidade de problemas do CN?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, você deve conhecer bem a teoria e fazer muitos exercícios, incluindo de provas antigas do CN e EPCAr. Você também pode resolver problemas de Geometria da AFA,EN, EFOMM, IME e ITA, e de olimpíadas de Matemática nacionais e internacionais.

      Excluir
  4. Professor, os livros que o senhor postou acima etão me ajudando muito. Estou dobrando o meu tempo de estudo e resolvendo mais exercícios. Muito obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, Davi! Continue assim. Esse é o caminho para conquistar sua aprovação!

      Excluir
  5. Professor, o senhor teria alguma dica pra geometria, pois não consigo aprender muito bem, tenho bastante dificuldade nela!

    ResponderExcluir
  6. Professor, o senhor teria alguma dica pra geometria, pois não consigo aprender muito bem, tenho bastante dificuldade nela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, para ficar boa em Geometria é importante você entender bem a teoria. Estudo os teoremas, leia as demonstrações e faça alguns exercícios bem fáceis para ver como as coisas funcionam. Feito isso faça muitos exercícios com grau de dificuldade crescente e, se sentir necessidade em algum exercício, reveja a teoria relacionada. Acho que o Fundamentos de Matemática Elementar - volume 9 seria um bom livro para você começar seu trabalho.

      Excluir
  7. Olá professor Renato Moreira , estou estudando para a prova do colégio naval ,pois a matemática está sendo um grande obstáculo pra mim , são muitos assuntos de matemática para estudar estou enrolado , quais assunto devo estudar de início para ter uma boa base e chagar ao nível de fazer questões de provas anteriores do concurso .

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Perdoe me ao erra seu sobrenome no comentário acima

    ResponderExcluir
  10. Pessoas que tem acompanhamento piciquiatricos podem entrar nas Forças Armadas?

    ResponderExcluir
  11. Professor, eu estou no oitavo ano e ainda não aprendi essas matérias. Estou estudando-as pela internet, mas não entendo muito bom sem um auxílio de um professor.
    Moro na área rural e não tenho muito acesso a cursos, tem alguma dica?
    (Irei voltar pra cidade ano que vem, mas quero começar a estudar desde já).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece a estudar por assuntos bem simples e faça muitos exercícios (fáceis mesmo). Com o tempo você vai começar a conseguir fazer coisas mais complicadas.

      Excluir
  12. Professor, eu estou no oitavo ano e ainda não aprendi essas matérias, tem como o sr colocar o link de uns sites com conteudos bons pra poder fazer a prova tranquilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, não conheço um site que tenha o conteúdo do CN disponível e com a qualidade necessária. Vc consegue algum material separado em pdf e vídeo. Acho mais fácil você estudar por livros seguindo o programa do concurso. Se tiver algum assunto específico que vc tenha dificuldade, sugira aqui que eu vejo se tenho algo para publicar.

      Excluir
  13. Professor madeira eu estava pensando em pegar o combo colégio naval que a xyz ofereceu por um preço até que interessante mais os livros que eles oferecerão são Aritmética elementar, álgebra elementar e geometria simples assim; o senhor acha que eu devo pegar para o naval.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses livros são bons para começar os estudos, mas você precisará de outros livros para maior aprofundamento.

      Excluir
  14. Professor tenho 16 anos e quero fazer o colégio naval, tenho pouco tempo e minha base é fraca o senhor pode me dar algumas dicas de estudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece resolvendo muitos exercícios mais simples para melhorar sua base. Depois comece a trabalhar os exercícios mais difíceis similares aos do concurso. As provas de admissão ao 6º ano e o Livro do Jairo Bezerra trazem bons exercícios para embasamento.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  15. professor tenho muita dificuldade em aritmética e em geometria o senhor pode me da dicas de como ficar bom a ponto de matar questões do naval

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça muitos exercícios. Comece pelos bem fáceis e aumente o grau de dificuldade de maneira gradativa.

      Excluir
  16. Você acha que o curso preparatório "Tamandaré" é bom ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estive pesquisando sobre o colégio-curso Tamandaré e obtive o resultado de que ele é o melhor curso da baixada fluminense (com maior taxa de aprovação). Porém, o preço não está muito acessível, eu fui na unidade de Nova Iguaçu e eles me passaram um preço cujo está assim: 920 de sinal (Se eu não me engano é a inscrição) que pode ser parcelado em duas vezes; e mensalmente é 700 e pouco. Não achei o preço acessível, porém recomendo o curso PROGRESSÃO.
      OBS: Não sou vendedor do progressão, apenas sou um estudante de escola pública com o sonho de almejar a conquista de ingressar no CN! Abraços!

      Excluir
    2. Eu estive pesquisando sobre o colégio-curso Tamandaré e obtive o resultado de que ele é o melhor curso da baixada fluminense (com maior taxa de aprovação). Porém, o preço não está muito acessível, eu fui na unidade de Nova Iguaçu e eles me passaram um preço cujo está assim: 920 de sinal (Se eu não me engano é a inscrição) que pode ser parcelado em duas vezes; e mensalmente é 700 e pouco. Não achei o preço acessível, porém recomendo o curso PROGRESSÃO.
      OBS: Não sou vendedor do progressão, apenas sou um estudante de escola pública com o sonho de almejar a conquista de ingressar no CN! Abraços!

      Excluir
  17. professor tem ocmo o senhor resolver essa questão aqui pra mim; (x+1/x)^2=7 então x^5+1/x^5 é igual a:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. x > 0 <=> x + (1/x)=R7
      (x + (1/x))^2 = 7 <=> x^2 + 2 + (1/x)^2 = 7 <=> x^2 + (1/x)^2 = 5
      (x^2 + (1/x)^2)(x + (1/x))=5R7 <=> x^3 + (1/x)^3 + x + (1/x) =5R7 <=> x^3 + (1/x)^3 =4R7
      (x^3 + (1/x)^3)(x^2 + (1/x)^2)=4R7.5 <=> x^5 + (1/x)^5 + x + (1/x) = 20R7
      <=> x^5 + (1/x)^5 = 19R7, onde R7 foi usado para denotar a raiz quadrada de 7.

      Excluir
  18. Qual devo ler primeiro Geometria 1 e 2 do Morgado ou FME vol 01 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu começaria pelo FME vol. 9 (Iezzi de Geometria Plana), pois a teoria é mais organizada e os exercícios mais simples.

      Excluir
  19. Vou começar estudar agora é não sei por onde começar...tenho 15 anos mais nunca vi essas matérias ainda oque Fasso?

    ResponderExcluir
  20. Professor estou no 9ano e estou num curso preparatorio porem peguei na metade do curso por causa de uma viajem que tive que fazer.Consigo entender as outras materias porem sou pessimo mais pessimo mesmo e matematica e n entendo nada do que o professor fala no curso e acho a materia muito avacada para mim tenho 14 anos e vou fazer a prova cN e epecex daqui a 2 meses n tenho esperanca de passar principalmente por causa de matematica oque posso fazer , ja tentei ler os livros mais sem um uxilio de um professor n entendo sem falar que o fasso o curso todos os dias e o curso e bem demorado tomando meu dia inteiro sobrando pouco tempo para estudo quase n tenho mais laser e ainda tenho que me preocupara com minha escola OQUE FASSO ESTOU DESESPERADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe errei vou fazer a prova do CN E EPCAR

      Excluir
    2. Não adianta ficar desesperado. Se o seu curso te toam muito tempo, tente aproveitar esse tempo bem. Aprenda ao máximo nas aulas e tire suas dúvidas com seus professores. Pergunte tudo que não entender, mesmo que pareça simples. Além disso, tente aproveitar aqueles momentos de parada não aulas para fazer exercícios. Comece pelos mais fáceis e aumente o grau de dificuldade aos poucos.Lembre-se também de não negligenciar as outras matérias. Bons estudos.

      Excluir
  21. professor com o geometria I e II/ fme 1,3,6,9/ o algebrista/praticando aritmetica e o promilitares da pra passar ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, você estará com um bom leque de materiais. Observe entretanto que, mais importante do que isso, é o quanto de energia você vai dedicar a eles. Além disso, lembre-se que a sua aprovação não depende só de Matemática. É importante ter um bom desempenho nas outras matérias também, principalmente em Língua Portuguesa.

      Excluir
  22. professor com o geometria I e II/ fme 1,3,6,9/ o algebrista/praticando aritmetica e o promilitares da pra passar ??

    ResponderExcluir
  23. Olá professor, boa noite ! Preciso de dois livros excelentes de Álgebra e Geometria para o CN, andei analisando o livro O ALGEBRISTA e o Problemas Selecionados de Matemática do Gandhi, e achei O ALGEBRISTA mais profundo nos conteúdos. Acha que com ele somente conseguiria uma boa nota em álgebra ?

    ResponderExcluir