Marcadores

Livros X-MAT

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Prova de Matemática EPCAr 2012-2013 Resolvida

Nessa mensagem encontra-se a prova de Matemática do concurso de admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) de 2012-2013 resolvida.


Abraço e bom gagá!!!

90 comentários:

  1. observei um pequeno erro na resolução da primeira questão .: onde tem o numero 596 seria o numero 526.... confere professor?

    ResponderExcluir
  2. Confere sim! Já atualizei o arquivo com a correção indicada. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quais são as raizes da Matematica Q cairão nas provas de inscrição da EPCAr? não só as raizes mais eu queria que vc me ajuda se com outras questoes Q cairão tbm tá?

      Excluir
  3. Eu comecei minha preparação pra fazer o de 2013-2014, estou meio confuso, mas daqui a pouco talvez eu melhore

    ResponderExcluir
  4. Eu queria pedir a vocês, algum tipo de ajuda, oque ajuda a fazer uma questão difícil como essas ou algo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc vai fazer EPCAr,otimo amigo eu tbm... quando passar vc vai pra AFA, e cursara pra Q? eu vou cursar EPCAr para ir pra Esquadrilha da fumaça poQ é meu maior sonho e com muita Fé em Deus cera realizado.

      Excluir
  5. O ideal é você fazer bastantes exercícios. Comece por questões mais fáceis e vá aumentando o grau de dificuldade aos poucos até chegar no nível dos concursos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom eu to fazendo um curso, mas eu vou estudar de mais, meu sonho

      Excluir
    2. Boa sorte! Conte comigo no que eu puder ajudar.

      Excluir
    3. Pô, eu vou ficar maluco de tanto estudar, mas Barbacena pode preparar a festa que eu como cadete vou chegar

      Excluir
    4. Professor, estou aumentado meu nivel, resolvendo as questões mais antigas da EPCAr, esse ano é meu em.

      Excluir
    5. Ótima pedida as provas antigas da EPCAr são muito boas para você adquirir base para depois encarar as provas atuais. Bons estudos.

      Excluir
    6. A prova de 2001, foi mais fácil, estou conseguindo faze-la, só estou com mais dificuldade em geometria, preciso trabalhar mais isso, brigadão, e outra consegui uma apostila com as provas da epcar e do Colégio naval, até o final do ano eu consegui fazer todas totalmente certo, e pronto

      Excluir
  6. Professor esse ano estou fazendo um curso do CEAM ,para entrar no Epcar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuel, avalie o seu desempenho com as provas de anos anteriores. Se você estiver conseguindo resolvê-las bem, está no caminho certo. Boa sorte!

      Excluir
  7. Como é o jeito correto de se estudar pra EPCAr,já tenho uma boa base,estudo no Pedro II,e faço um bom preparatorio,Poderia fazer uma classificação por assunto dessa prova?
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arilson, a prova da EPCAr tem mudado muito seu estilo recentemente. Ainda assim resolver as provas anteriores é uma boa pedida. Vou classificar as questões das últimas provas da EPCAr e depois eu coloco um novo comentário com os assuntos de maior incidência.

      Excluir
    2. OK. Eu tenho pego umas provas e percebi isso,até 2009 as provas tem um nível Mais razoável,o estilo de prova mudou,mas acho que o conteúdo,vem sendo mantido,por isso acharia interessante saber os assuntos mais cobrados. Estarei aguardando o novo comentário sobre os assuntos. Obrigado

      Excluir
    3. Eu fiz um índice aqui é deu: 9 ARITMÉTICA,7 ÁLGEBRA E 4 GEOMETRIA,confere? Também vi que na epcar vem caindo é caí bastante questão de verdadeiro ou falso.

      Excluir
  8. Professor, queria que o Sr. me indicasse alguns livros de aritmética e álgebra para mim ir pegando os nivéis das questões, preciso muito dessa dica, me ajuda professor !

    ResponderExcluir
  9. Renato Madeira.. o conteudo da prova da EPCAR, e um conteudo básico de 8ª básico?????

    ResponderExcluir
  10. Moyses, o conteúdo da EPCAr é bem próximo do programa básico do 9° ano. Entretanto, o grau de dificuldade das questões propostas no concurso da EPCAr, em geral, vai além daquilo normalmente trabalhado em sala de aula nos colégios.

    ResponderExcluir
  11. Professor estou melhorando, estou resolvendo umas já, fico feliz de mais quando faço umas quando eu passar na prova vou ter infarto

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela sua evolução, Lucas! Continue nesse ritmo que você vai chegar lá!

    ResponderExcluir
  13. professor me ajude. eu n sei o que estudar para a prova e as questões das provas anteriores são muitos difíceis e eu n sei como aprender. o que eu faço?

    ResponderExcluir
  14. Deyvison, pegue o programa do concurso no site da EPCAr e comece estudando a teoria e resolvendo questões mais simples sobre os assuntos, podem ser questões de livros didáticos mesmo. Depois você já deve começar a se sair melhor com as provas do concurso. Comece pelas provas mais antigas que você encontrar, pois elas são um pouco mais simples, até chegar nas provas atuais. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  15. Ei mestre,ano que vem com certeza estarei em Barbacena, mas está difícil estou no 9° ano tendo matéria que eu nunca achei que existiriam, mas de boa prometi que passaria, sem moleza agora, se o senhor for do Rio de Janeiro, encontrarei com o senhor la na prova. Mas este ano tem inglês e redação está matando eu sou fraco em redação, pela minha letra ser tão feia e eu ter uma mentalidade de uma criança de 8 anos, mas uma vaga da EPCAr já é minha

    ResponderExcluir
  16. Lucas,
    Para fazer uma boa redação procure estar atualizado , ler jornais e treinar bastante. Sou do RJ sim e estarei lá no dia da prova com o pessoal do Elite. Continue estudando com vontade que você consegue.

    ResponderExcluir
  17. Eu estava vendo uns videos de la pra me motivar, eu não sei se pode falar o nome do curso que eu faço, porque eu vou ficar com o pessoal

    ResponderExcluir
  18. Lucas, fique a vontade para falar onde estuda. Não há problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof:onde acho cursos bons e fortes,para pré militares?

      Excluir
    2. E onde acho provas antigas da epcar, prof quero muito passar em 2014 mas antes preciso estudar,quero dar muito essa alegria a meu pai e minha familia por favor me ajude nessecito da sua colaboração sou um garoto de 14 anos e peço sua ajuda atenciosamente...
      Samuel Roberto.

      Excluir
  19. Samuel, em normalmente pego estas provas no site da EPCAr, mas dei uma olhada e só tem a de 2011. Você encontrará essas provas no site "Futuro Militar" cujo link está na página inicial do blog.

    ResponderExcluir
  20. Ei professor eu estava vendo aqui as provas para o bolsão do Elite ainda estão abertas se isso for verdade, tem como o senhor falar a melhor unidade pra EPCAr, se eu conseguir um bom desconto, eu vou e fico no meu curso daí so depender de mim, mas tem que ser quase 100% porque meu pai está desempregado não da pra ser muito baixo e continuar no curso se isso der certo, vai depender só de mim estudando em um bom curso e uma boa escola é so cair dentro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, todas as unidades tem boas equipes. Você pode escolher a que for mais próxima da sua casa. Eu só dou aula na unidade da Tijuca.

      Excluir
    2. Muito longe, eu moro na Pavuna, se eu conseguir um bom desconto estudarei la de manha curso a tarde, e de noite eu treino aos fins de semana estudar um pouco, minha aprovação esse ano se Deus quiser

      Excluir
  21. Respostas
    1. A unidade de Nova Iguaçu tem uma boa turma CN/EPCAr. Se você for para lá, talvez tenha aula comigo na turma especial.

      Excluir
    2. Estou com dificuldade na parte de imprimir o comprovante, mas eu pretendo fazer sim EPCAr é o objetivo sem medir força

      Excluir
  22. professor, eu tenho 17 anos, sou 1°ano ensino medil
    se eu começar a estudar agora sera que da pra passar os assuntos da prova sao dificil?

    ResponderExcluir
  23. Diogenes, o grau de dificuldades das questões é um pouco superior àquelas normalmente abordadas no colégio. Se você estudar com afinco durante um ano é possível passar, mas não é fácil. Tem que ter muita dedicação. Dê uma olhada no programa e prepare-se em todas as matérias. Esse ano o concurso passou a ter provas de inglês e redação. Considere também fazer o concurso da AFA, quando terminar o ensino médio. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  24. Professor, vou ver com um amigo meu se sábado que vem faremos a prova sem falta, se eu for tem como o senhor ir no elite de nova iguaçu?!

    ResponderExcluir
  25. Professor moro em fortaleza e tenho o sonho de ser piloto da força aérea, estou estudando bastante com o livro ''fundamentos da matematica elementar 9''(geometria plana) e apostilas com provas da EPCAR
    e outras questões avulsas quais seus conselhos para Redação e Ingles.
    ps: o que acha dos livros e apostilas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, o Fundamentos é um livro muito bom. Se você estudá-lo bem não terá dificuldades em Geometria. Resolver provas de anos anteriores também é um ótimo exercício. Sobre redação e Inglês é difícil falar por serem provas novas no concurso, mas você pode procurar provas de anos anteriores da EEAr e AFA. Para redação, em particular, é importante treinar bastante, ou seja, fazer muitas redações e, se possível, que elas sejam corrigidas. Boa sorte!

      Excluir
  26. Professor o senhor poderia adicionar meu e-mail , quero muito entrar para EPCAR só que na minha cidade não tem grupo de estudos , e quero aprender muitas coisas,para quando fizer a prova passar , pois agora virou meu sonho entrar na EPCAR ,Por favor adicione meu e-mail. efraimboaz@hotmail.com . Facebook> efraim.sk8@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Efraim, você pode seguir o blog (opção "participar deste site" no menu á direita) e ficará sabendo sempre que houver novas postagens. Procure resolver as provas antigas do concurso. Se precisar entrar em contato, você pode comentar nesse post ou enviar uma mensagem para o e-mail de contato. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  28. Aí professor eu quero fazer um questão por vez, essa primeira já foi, só faltam 19 para gabaritar 2012-2013, eu vou fazer as 10 ultimas provas antes de fazer a prova este ano

    ResponderExcluir
  29. Ei mestre, o senhor tem uma folha de exercícios sobre polinômios, básico para passar aí?! eu vi que não vou ser concorrência para seus alunos este ano, mas ano que vem com certeza menos uma vaga para EPCAr

    ResponderExcluir
  30. Mestre, ando acompanhando seu blog há um bom tempo e achei fantástico! Parabéns pela iniciativa! Ano passado tentei EPCAr (meu grande sonho) e fiquei por meio ponto em matemática, esse ano me equipei com os seguintes livros em matemática
    - Praticando a Aritmética - Lacerda
    - Álgebra - Morgado
    - Elementos da Matemática vol. 0 - Marcelo Rufino
    - Fundamentos da Matemática vol. 1 e 9 - Iezzi
    São esses e mais algumas apostilas, confesso que sinto uma dificuldade no do Morgado e do Lacerda, mas nada que uma sessão de 5 horas de estudos não resolva. Mas o meu ponto é se com a mudança drástica na prova da EPCAr nos últimos anos (MUITA aritmética, pouca geometria e álgebra,)estes livros estariam bons? Obrigado!

    ResponderExcluir
  31. Guilherme, você está muito bem servido de livros. São todos muito bons. Você s´não vai usar todos os volumes do Iezzi agora. Se você estudar esse material, pelo menos em Matemática você vai ficar tranquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como o senhor analisa a mudança da prova da EPCAr nos últimos anos?

      Excluir
  32. Acho que a prova de Matemática tem vindo um pouco mais simples nos últimos anos, mas ainda assim é uma prova muito boa. Assuntos, como funções, que eram frequentes antigamente, têm aparecido pouco, e as questões com enunciados longos, que exigem do candidato capacidade de interpretação, predominam na prova.

    ResponderExcluir
  33. Exatamente! Dizem, geralmente, que esse tipo de enunciado longo que exige interpretação é raciocínio lógico, porém vejo alguns livros da (uns da Esaf) que são totalmente diferentes das questões da EPCAr, você tem alguma sugestão de livros ou apostilas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, na verdade não se trata de questões de raciocínio lógico, mas de questões de assuntos comuns de Álgebra ou Aritmética que exigem do estudante a interpretação do enunciado para resolver o problema.

      Excluir
  34. Mestre ali na questão 8 teria uma formula , certo?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, ali foi utilizado o conceito de vazão (volume/tempo) e que a vazão das duas torneiras é a soma das vazões individuais.

      Excluir
    2. Muito obrigado, eu viajei na questão, brigado.

      Excluir
    3. Desculpe professor, passaram no meu curso isso hoje, agora sim

      Excluir
  35. VALEU PROFESSOR,foi bom essa prova me ajudou

    ResponderExcluir
  36. professor,por favor,na questão 1 da prova 2012-2013 porque vai dar -128 sobre 128.por favor me responda e obrigado. a todos

    ResponderExcluir
  37. Abraão, na última passagem, o numerador é (-2)^7=-128. O sinal menos permanece pois o número negativo está elevado a um expoente ímpar. Foi isso que você não entendeu ou alguma passagem anterior?

    ResponderExcluir
  38. Olha professor meu filho quer muito entrar na epecar mais o estudo dele é muito fraco, por favor o senhor tem alguma dica ele quer ser piloto de avião tem que entrar na aeronaltica? espero sua resposta deis de já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu filho deve direcionar os estudos pelas provas dos anos anteriores, estudando mais os assuntos que ele tiver mais dificuldade na resolução dessas provas.

      Excluir
  39. MADEIRA! VEM PRO ELITE ILHA!!!
    e me tira uma dúvida.. na questão 3; no final da resolução da (02) tem como me explicar porque o arco PS é 2xRNP (Angulo de N) ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ocorre porque o ângulo RNP é um ângulo inscrito e portanto tem media igual à metade do arco determinado.

      Excluir
  40. professor mais uma coisinha não entendi a questão 3 a dos circulos só não entendi porque ps e gh não são congruentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que o símbolo de arco não apareceu no pdf. Os arcos PS e GH são ambos de 60 graus e, como as circunferências têm o mesmo raio, as duas cordas, PS e GH, são congruentes.

      Excluir
  41. Ah professor, a prova está chegando, um conjunto de questões que decidirá
    o meu futuro. Mas não sei se estou realmente preparado, como eu faço para ter certeza sobre isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando,certeza a gente nunca tem. O que podemos fazer é nos preparar da melhor forma possível para maximizar nossa chance de sucesso. De qualquer forma, se você tem feito provas anteriores da EPCAr e do CN e tem se saído bem, você provavelmente está no caminho certo. Boa sorte... E lembre-se que a sorte premia aqueles que trabalham duro!

      Excluir
  42. Professor me tira uma dúvida por favor, tipo no edital da epcar estar assim nao pode ter menos de 14 e nem fazer 19 anos até 31 de dezembro de 2014,mas só que eu tenho 17 anos, e eu vou fazer 18 anos no ano que vem ainda que vai ser 25/01/2014 ,eu tenho mais um ano ou esse é meu ultimo ano ? abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, acho que é seu último ano, pois provavelmente o próximo edital terá a restrição de não fazer 19 anos até 31/12/2015. Tente mandar um e-mail para o "Fale Conosco" do site da EPCAr para confirmar isso. De qualquer forma, aproveite para estudar bastante nessa reta final e garantir a sua aprovação neste ano. Boa sorte!

      Excluir
  43. Estar sendo muito difícil estudar, pois aonde eu moro não tem nenhum instituto de ensino que tenha o cursinho. Como faço pra melhorar meu desempenho em casa mesmo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente adquirir alguns livros mais básicos em "sebos" (veja o estante virtual, por exemplo). Estude a teoria e faça exercícios de fixação com esse material. O aprofundamento pode ser focado nas provas dos anos anteriores que você pode encontrar no site da EPCAr e de alguns cursinhos. Boa sorte!

      Excluir
  44. Mestre,
    estou tendo uma dificuldade em questões que envolvem a simplificação de radicais longos(ex:a questão 6 da prova do ano passado), e em geometria,em questões com pouca informação.Qual dica o senhor me daria?

    Sei lá são 48 questões,pode parecer pouco mas são elas que decidirão meu futuro,estou fazendo as provas passadas.Em português vou muito bem uns 80~85%, em matemática o rendimento cai pra uns 40~50%, e em inglês estou resolvendo as questões de uma apostila que tem questões do ita,entre outras escolas militares,nelas vou ainda pior 20~30%,isso pode não chegar a 5,nesse caso nem minha redação é corrigida,fico pensando nisso....

    No mais boa sorte ao pessoal e parabéns pela sua brilhante iniciativa.

    ResponderExcluir
  45. Mestre to com uma dificuldade imensa com questões do estilo da questão 5, alguma dica pra acabar com isso?!

    ResponderExcluir
  46. Professor essa prova é a do concurso EA CFOAV/ CFOINT/ CFOINF ?? que acontecerá dia 28/07/2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pq eu tbm vou fazer o concurso e estou com dificuldades para estudar, eu peço-lhe a tua ajuda...

      Excluir
    2. Stefany, essa prova é da EPCAr, de admissão ao ensino médio. A prova que você procura é a da AFA. Neste blog estão as duas últimas provas de Matemática resolvidas e você pode encontrar outras no site da AFA. Bons estudos!

      Excluir
  47. Professor Renato. Na questão três, ainda na primeira afirmação, temos tgANQ=(raiz de 3)/3, tirando, logo, a conclusão de que ANQ é um ângulo de 30°. Logo, o arco é de 60° (Teoria do Ângulo Inscrito). Fazendo regra de três para encontrar o valor do arco de 60 usei a regra de três. 360 = 2.pi.r (1,5), 360 = 3pi e 60 = x.
    180pi = 360x -> pi.18/36 = x -> pi/2=x. Encontrei esse valor, e não pi/3... Pode explicar o meu erro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, entendi, professor. A questão é em radianos, e não graus. Muito obrigado :))

      Excluir
  48. Professor eu queria saber como vc achou o 526/495+[(-2)(8-1)/128]-1 na 1ª questao?

    ResponderExcluir
  49. professoe, qual é o conteúdo da prova de matemática da epcar?

    ResponderExcluir
  50. professoe, qual é o conteúdo da prova de matemática da epcar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, verifique o edital no site da EPCAr. Lá tem a relação dos assuntos cobrados.

      Excluir
  51. Professor eu estou resolvendo as prova anteriores da EPCAr... A que eu estou achado que tem maior grau de dificuldade foi essa 2012-13, não faço cursinho pq meu pai não apoia. Cansei de discutir com ele. Mas enfim, eu realmente acredito que já sei tudo pq estou no 3° ano e já estudei todo o conteúdo do fundamental. O que preciso é praticar, só que estamos a um mês do EA 2017 e ainda tenho algumas dificuldades de raciocínio aqui e ali, já avancei muito. Mas estou com receio de chegar na prova e não estar preparado... Já prestei o concurso duas vezes, no ano passado fiquei excedente. Não sei o que fazer. Continuo resolvendo as provas ou dou uma olhada em teoria? Pq estudar teoria a essa altura do campeonato é um retrocesso ao meu ver. O que o sr aconselha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa fase, o ideal é focar nos exercícios, mas quando você tiver alguma dificuldade dê uma revisada na teoria relacionada. Sucesso na sua empreitada!

      Excluir
  52. O que mais caí na prova da epcar de matemática ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve vou postar a resolução da última prova de Matemática da EPCAr e junto a estatística de incidência de assuntos nos últimos anos de prova.

      Excluir