Marcadores

Livros X-MAT

sábado, 2 de novembro de 2013

Prova de Matemática Colégio Naval 2013-2014

Nessa mensagem encontra-se a resolução da Prova de Matemática do Concurso de Admissão ao Colégio Naval (CN) de 2013-2014.


A seguir encontram-se os links para as outras resoluções de provas de Matemática do CN disponíveis neste blog.








Abraço e bom gagá!!!

48 comentários:

  1. Professor, o gabarito da questão 11 é letra (c)

    ResponderExcluir
  2. Vlw! Prof Renato ,
    O seu site contribuiu muito para a aprovação do meu filho Fernando Policeno Pereira - 6º colocado de SP . 74,0 de média --- 9,0 em Matemática . Obrigado pela grande ajuda e à sua atenção quando precisei. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo resultado do Fernando!!! Fico feliz em ter ajudado. Um abraço!

      Excluir
  3. Professor Renato Madeira, legal seria o senhor postar as resoluções das provas da EPCar do ano 2000 em diante, tendo em vista que, quase não se tem esse material na internet e seria de grande ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar postar as provas da EPCAr de 15 em 15 dias, Lucas. Observe, porém, que de 2008 a 2011 a EPCAr divulgou o gabarito comentado das provas em seu site.

      Excluir
    2. Se puder postar as de 2000 até 2007 seria ótimo professor!!!

      Excluir
    3. eu já tenho as resoluções de 2008 a 2013, mais não existe na internet de 2000 a 2007!

      Excluir
  4. Olá professor!!!!
    Estou querendo fazer a prova para o colégio naval este ano (2014). Porêm não sei oque devo estudar na (matemática) expecificamente :(
    E que por sinal é muuuita coisa :/
    Me ajude porfavor!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe,a matéria e desde MATEMATICA SIMPLES como +- até agr.........ou seja e bom vc dar uma revisão geral nas matérias do ensino fundamental.. e muito bom tb vc entrar em curso preparatório.....
      :)

      Excluir
    2. Filipe, realmente se vc puder é bom fazer um curso. Uma boa maneira de você estudar é tentar resolver as provas antigas por conta própria e identificar aqueles assuntos em que você está mais fraco. Para esses assuntos volte a estudar a teoria e fazer alguns exercícios mais simples. Há um resumo para a EPCAr no blog postado em 06/10/2011 que serve como uma referência de assuntos que você deve estudar.

      Excluir
  5. Professor, muito obrigado mesmo, candidatar-me-ei a fazer o colégio naval neste ano, e meu principal obstáculo é a matemática, portanto seu blog está sendo de suma importância ao meu estudo.
    Fique com Deus e que seu trabalho seja recompensado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, obrigado pelas palavras gentis. Fico feliz em ajudar. Conte comigo para o que precisar nessa preparação. Bons estudos!

      Excluir
  6. Olá rofessor gostaria de saber o que estudar na parte de matemática complexa, pois tenho dificuldade em entender o que se pede. Estou no 3 ano do ensino médio. grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalles, no programa do Colégio Naval há um assunto denominado "Números Complexos" que se refere à representação de medidas angulares em graus, minutos e segundos. Espero ter esclarecido a sua dúvida. Bons estudos!

      Excluir
    2. professor, quando q o sinal no método dos intervalos começa com o negativo ??

      Excluir
    3. No método dos intervalos, nós temos que identificar o sinal em algum dos intervalos determinados. Para isso normalmente analisamos o sinal que a expressão assume quando x é muito grande em módulo e negativo ou muito grande em módulo e positivo (intervalos das extremidades). Alternativamente, você pode testar um valor interno de algum intervalo. Olhe a postagem "Inequações produto-quociente" em http://madematica.blogspot.com.br/2014/06/inequacoes-produto-quociente.html. Abraço!

      Excluir
    4. obrigado professor; você poderia postar algo sobre o tema da formula de polignac, assim como fez com " inequações produto-quociente ". obrigado

      Excluir
  7. Professor a prova de matemática do colégio naval já é sábado! Sou de colégio público e fiquei sem matemática por quase 2 anos. No ultimo mês aprendi toda a matemática básica e estou com muito problema em matemática complicada referente ao assunto que vai cair na prova, o senhor poderia me passar a lista de assuntos para que eu possa pesquisar na internet esses 3 ultimos dias que tenho pra estudar ??? POR FAVOR Aceito sugestões !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kenshin, os assuntos que devem ser estudados são os que constam no edital do concurso. Alguns assuntos são especialmente importantes e frequentes como, por exemplo, teoria dos números, fatoração, trinômio do segundo grau, áreas de figuras planas entre outros. Dê uma olhada em uma postagem chamada "Resumo de Matemática EPCAr". Ela pode ser útil. Boa sorte!

      Excluir
  8. Tenho mta dificuldade para resolver uma questão de qualquer concurso ou prova. Utilizo todos os métodos possíveis para resolvê-la, mas mesmo assim não adianta. =C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivo, você provavelmente precisa praticar exercícios mais simples primeiro e depois então tentar questões de concurso. Procure o livro Questões de Matemática do Jairo Bezerra e tente resolver o máximo de exercícios que conseguir de lá.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Esse livro é bom, professor?

      Excluir
    4. É um livro bem básico. Bom para quem está com dificuldade nos assuntos iniciais.

      Excluir
  9. Valeu professor parabéns pelo trabalho ;1

    ResponderExcluir
  10. professor ,sugira-me um livro casseteiro para o colégio naval

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aldo, nesse quesito o melhor livro é o Problemas Selecionados de Matemática do Antônio Luiz dos Santos ("Gandhi").

      Excluir
  11. Ola professor farei a prova do colegio naval esse ano estou no 9 ano e gostaria de saber a materia que ira cair vou estudar desde ja todas as provas que ja cairam mais se o senhor poder me indicar o nome de materias que caem com frequencia obrigado abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Damaso, vou preparar uma postagem com essas informações. Aguarde umas duas semanas. Abç

      Excluir
    2. damaso,você conseguiu fazer a inscrição para a prova ? quantos anos você tem?

      Excluir
  12. professor ,tem como me disponibilizar uma download do livro, pois na internet não encontrei e não queria comprar (só no último caso ) . Estou confiante com este livro e com minha dedicação para passar no colégio naval e tantos outros concursos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aldo, procure no meu Facebook o professor Antonio Luiz Santos (Gandhi). Ele é o autor do livro e talvez consiga um preço melhor para você.

      Excluir
    2. Renato ,mandei uma solicitação de amizade para poder visualizar aquele livro,valeu.

      Excluir
  13. Professor, estou no 9° ano e vou fazer a prova para o colégio naval - cpacn, o senhor poderia me informar onde posso pegar todos os assuntos ? Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vinícius ,basta ler o edital do ano passado para pegar todos

      Excluir
  14. POR favor quero saber se esse concurso do colegio naval abre todo ano meu filho ainda tem 14 e se existe algum preparatorio p esse tipo de concurso por favor me indique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, o concurso do Colégio Naval abre anualmente. Esse ano o período de inscrições é de 27/04/2015 a 15/06/2015. As datas das provas ainda não estão definidas, mas ano passado elas ocorreram no final de setembro.
      Existem vários bons cursos preparatórios presenciais no Rio de Janeiro e também cursos online, como o Promilitares (www.promilitares.com.br).

      Excluir
  15. olá,eu tenho 14 anos,estou no 9° ano,eu fui fazer a inscrição para a prova desse ano,e não consegui,por causa da minha idade,para fazer a inscrição da prova,tem que ter 15 anos completos mesmo ? e estar no 1° ano do ensino médio ? desde já,agradeço.

    ResponderExcluir
  16. Professor!
    Qual a média minima para obter um resultado positivo?
    No aguardo
    Moises.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moises, a média varia de ano para ano. É importante observar as peculiaridades do edital. Matemática e Português pesam mais no seu resultado final. Acho que uma boa meta para Matemática é tentar atingir 70% (14 acertos).

      Excluir
  17. vou fazer a prova desse ano 2016 do colegio naval estou estudando pelo seu blog. estou muito nervoso para essa prova

    ResponderExcluir
  18. Oi professor meu filho se increveu no concurso naval tem 14 anos e esta no nono ano gostaria de dicas p ele estudar estuda em colegio publico ensino e meio fraco sera q tens chances .obrigado

    ResponderExcluir