Marcadores

Livros X-MAT

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Prova de Matemática Escola Naval 2014-2015

Nessa postagem encontra-se a resolução da Prova de Matemática do Concurso de Admissão à Escola Naval de 2014-2015 Feminina e Masculina. Observe que a prova masculina é composta pelas 20 primeiras questões da prova feminina.




Assista ao vídeo da resolução das questões 1, 56, 78, 911 e 13 no canal do Promilitares no YouTube.

A seguir encontram-se links para a resolução de outras provas de Matemática da Escola Naval:








Abraço e bom gagá!!!

23 comentários:

  1. Olá prof Renato ,sou de Porto Velho-RO , e meu sonho é seguir a carreira militar .Me inscrevi no concurso de admissão da escola naval, mas infelizmente aqui na região onde eu moro,não tem nenhum curso pré militar,e eu não tenho muito conhecimento no assunto do concurso,então eu partir pra internet .Até que eu vi um canal no you tube chamado Promilitares . e vi algumas resoluções das provas anteriores. Então pude ver que voçes dão aula diretamente no assunto do concurso, e fiquei feliz a ver essa luz no fim do tunel pra mim.éntão eu decidir que eu ia assinar o curso preparatorio promilitares.
    Mas ainda estou em duvida professor ,por isso que vim perguntar se o curso é confiavel (na questão da assinatura )
    Se puder me responder ficarei agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Yuri, entre em contato comigo pelo e-mail renato.madeira@promilitares.com.br.

      Excluir
  2. Olá, prof Renato. Atualmente estou morando em Manaus-AM e cursando o terceiro ano do ensino médio. Apenas de uns anos para cá decidi que meu sonho era seguir a carreira militar, assim como meu pai. No entanto, o ensino daqui não é muito bom e não se encontra cursinhos pré-militar. Para não ficar para trás decidi começar a estudar sozinha, porém, requer disciplina e muita dedicação. perco muito tempo buscando questoes e assuntos que realmente caiam na prova para não sair do objetivo mas as vezes me deparo perdida a tantas questões. Tenho 17 anos e em breve voltarei a morar no RJ, mas para não ficar atrasada ao entrar no cursinho venho estudando sozinha, principalmente matemática.
    Gostaria de saber se meu método de estudo está certo e se conseguirei evoluir fazendo tais coisas:
    -Apenas pego provas antigas (sempre matemática) e busco resolução na internet, principalmente videos.
    -Tenho maior foco em matemática por ser minha maior dificuldade
    -Pretendo fazer um cronograma de estudos para seguir e não sair do foco
    Não sei ao certo se estou estudando corretamente e tenho medo de estar perdendo grande parte do meu tempo.

    Desde já agradeço!
    (Falarei com meus pais sobre tal curso online)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julye Anne, fazer provas de anos anteriores é muito importante, mas você não pode negligenciar a teoria. Se você tem dificuldade em Matemática é importante fazer um trabalho de embasamento, que pode ser concomitante à resolução das provas anteriores. Estude a teoria e resolva uma boa quantidade de exercícios básicos para fixar os conteúdos. Tente aumentar o grau de dificuldade dos exercícios que você tenta fazer de forma gradual até atingir o nível do concurso. Um aspecto importante para o seu aprendizado é tentar fazer os exercícios por conta própria. Os gabaritos comentados devem ser usados depois que você já dedicou algum tempo ao problema. Continue estudando com afinco e você vai conseguir realizar seu sonho.

      Excluir
  3. Professor estou tentando enviar e-mails para o senhor mas sempre ocorre um erro.

    ResponderExcluir
  4. Olá Professor Renato Madeira,

    Me chamo Rafaelle e sou sua aluna no curso online Promilitares e leitora do seu blog Mademática.
    O senhor fez a correção da prova para escola naval 2014/2015 com um conteúdo que não tem nas provas anteriores. No pdf a página 9 tem uma tabela com todas as questões e ao lado o assunto, isso me ajuda muito. Você poderia fazer nas provas anteriores da escola naval? E tem previsão de correção da prova de 2015/2016?
    Como eu estudo sozinha estou me apoiando na sua tabela dos conteúdos cobrados para a prova da escola naval, mas em física estou perdida estou me baseando pelo edital do concurso, se você tiver alguma relação ou dicas para mim fico muito agradecida.

    E sobre a redação você poderia me indicar alguém que corrigisse os meus textos? Pode ser via skype ou até mesmo e-mail, eu pagaria por isso (lógico rs). Será que a professora de redação do seu curso faz esse serviço?

    Desde já eternamente grata pela sua atitude de publicar um material tão precioso e bem feito.
    Um grande abraço Rafaelle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaelle, já respondi seu e-mail com os questionamentos acima. Caso tenha outras dúvidas sobre o Promilitares, entre em contato pelo Fale Conosco do site.

      Excluir
  5. Professor, moro no RJ mesmo e ja fiz um preparatorio no final do ensino fundamental mas olhando agora vejo que nao ensinaram nada que eu pudesse aproveitar para a prov da escola naval, tenho 1) anos e estou no 2 ano do ensino medio e vejo a prova para a escola naval principalmente na parte de matemática e materia universitaria o que dificulta para mim que vou fazer ano que vem saindo do ensino medio

    ResponderExcluir
  6. Professor, não teria como o ProMilitares resolver a prova masculina da Escola Naval ?

    ResponderExcluir
  7. Quero fazer o concurso da AFA ano que vem,só que tenho muita dificuldade em matemática,claro que tenho dificuldade em todas as provas,só que na matemática tenho mais e pretendo fazer o curso Promilitares e gostaria de saber se é confiável e se vale a pena fazer pois não tenho condições de pagar um curso presencial,grata desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester, eu gravei aulas no Promilitares, mas não trabalho mais lá. Em princípio, é confiável, mas você pode esclarecer suas dúvidas sobre o que será disponibilizado no curso pelo Fale Conosco do site.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Elyda, o e-mail de contato do blog é madematica@gmail.com.

      Excluir
  9. Olá , mestre.
    Será que poderia postar a resolução da prova da EN do ano de 2015 e 2016 .
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  10. caro professor Renato tambem sou professor de matemática mas percebo que a prova da escola naval e complicada devido ao conteúdo não abrangido no sistema pobre de educação brasileira , vetores integrais derivadas assuntos abordados em instituiçoes de ensino superior , bibliografia sobres esses temas tem bastante mas qual seria o mais indicado pois estarei me deparando com alunos que ja encontram dificuldades com o basico da matemática.

    atenciosamente Ronaldo Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, na parte de Cálculo, gosto muito do livro do Guidorizzi, mas o Stewart também é uma boa bibliografia. Na parte de vetores e analítica 3D, o livro que chega mais perto é o Righetto. Para os exercícios, não há nada muito parecido nos livros, o ideal é trabalhar provas antigas da EN e EFOMM, e os vestibulares do IIT-JEE.

      Excluir
  11. Mestre madeira , queria saber do senhor quais são os melhores livros de física para o concurso da ime/EN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acompanho as provas de Física tão de perto para poder te dar uma boa indicação.

      Excluir
  12. Professor por favor. Você pode comentar por cima quais seriam os conteúdos mais frequentes nas provas da escola naval?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso está na seguinte postagem http://madematica.blogspot.com.br/2016/06/prova-de-matematica-escola-naval-2015.html

      Excluir