Marcadores

Livros X-MAT

segunda-feira, 21 de março de 2016

Prova de Matemática AFA 2015-2016

Nessa postagem encontra-se a resolução e classificação das questões por assunto da Prova de Matemática da Academia da Força Aérea (AFA) de 2015-2016. 





Abraço e bom gagá!!!

13 comentários:

  1. Renato, primeiramente, parabéns pelo trabalho! Gostaria que pudesse me retirar uma dúvida na questão de número nove, opção I " A distância entre o vértice e o foco da parábola..."

    A sua explicação traz tudo à tona facilmente, mas eu não sei que propriedades você usou, donde veio o parâmetro e porque devo fazer "p/2" ao invés da resposta ser apenas "p", baseando-me neste site: http://ecalculo.if.usp.br/funcoes/popups/parabola.htm eu resolvi de uma outra maneira, a resposta deu correta, mas não sei se apliquei tudo perfeitamente, se porventura tu puder verificar meu cálculo e me explicar melhor que propriedades usaste estarei enviando um e-mail para ti, agradeço desde já.

    Att: Boaventura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, você pode ver o desenvolvimento da equação da parábola em qualquer bom livro-texto sobre geometria analítica, como por exemplo o Fundamentos de Matemática Elementar volume 7. A utilização do p/2 ocorre porque o parâmetro é a distância entre o foco e a reta diretriz. O vértice fica exatamente no meio do caminho.

      Excluir
  2. Gostaria que me indicasse livros para aprender todo o conteúdo cobrado na prova da AFA, por gentileza. Se for o caso, os livros indicados podem ser em inglês, pois não tenho problema com isso. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kent, você pode seguir a coleção Fundamentos de Matemática Elementar (11 volumes) do Iezzi (dá para encontrar todos em pdf na internet) e complementar com a resolução das provas de anos anteriores.

      Excluir
  3. Quais livros de embasamento para afa o senhor me indica professor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, para embasamento, acho o Fundamentos de Matemática Elementar do Iezzi muito bom e você consegue o pdf na internet.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. olá parábens pelo trabalho ajudando os estudantes que estudam online a terem mais conhecimento,e não guaardando tanto conhecimento somente para certas minorias,queria saber onde encontro a colatanea de provas anteriores da afa que tinha aqui do site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tirei as coletâneas porque não tinham tantos acessos e era complicado manipular documentos de texto muito grandes e com muitas equações e figuras. AS provas separadas continuam no blog. Quando eu postar a resolução da AFA de 2017 coloco novamente a planilha com as estatísticas de assuntos.

      Excluir
  6. Professor, o senhor poderia me enviar o livro X-MAT AFA? Procurei no blog mas não achei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro não está mais no ar porque o arquivo ficou muito grande e dava muitos erros. Todas as provas do livro assim como a incidência das questões continuam disponíveis no blog.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir