Marcadores

Livros X-MAT

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Prova de Matemática AFA 2014-2015

Nessa postagem encontra-se a resolução da prova de Matemática do concurso de admissão à Academia da Força Aérea (AFA) de 2014-2015.


Na tag "AFA" no topo da página você encontra a resolução das provas de Matemática da AFA de anos anteriores e outros materiais de preparação para esse concurso.

Abraço e bom gagá!!!

13 comentários:

  1. Opa, tudo Bom ? Fiz a prova da AFA 2015 nesse domingo e vi a resolução de matemática do Professor R. Medeira . Fiquei com uma dúvida : cabe recurso em alguma questão de matemática ? Nas questões de número 3, 4 e 6, por exemplo, tinha uma observação de alteração do texto da questão para que a mesma ficasse mais coerente !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece que apenas a terceira questão da prova está errada, pois não existe uma função quadrática que satisfaça todas as condições do enunciado. Se você quiser entrar com recurso veja a solução dessa questão no site do Sistema Elite Rio. Na prova que eu postei essa questão foi corrigida, assim como outros detalhes menores em outras questões.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Show este blog .Achei a prova deste ano mais fácil que as anteriores, mas no mesmo nível afa de sempre. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Discordei da parte final da resolução para a questão 6. Você concluiu que o LG dos complexos z4 = x + yi (onde x é real e y é real positivo) é o arco [60 graus, 300 graus] da circunferência unitária. Todavia por ser y > 0, não seria o arco [60 graus, 180 graus[ ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson, obrigado pela observação. Já fiz o upload de uma nova versão da prova com essa correção.

      Excluir
    2. Ok. Parabéns pelo excelente trabalho.

      Excluir
  5. professor o senhor poderia me dar um parecer sobre a possibilidade de anulação questão 21 versão A EPCAR 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, essa questão tem um pequeno erro na segunda afirmação. Para poder garantir que a expressão existe, deveria ser colocada a condição p diferente de mais ou menos q, mas ele colocou só p diferente de q. Assim, a expressão nem sempre da q, pois quando p igual a menos q a expressão não está definida. Se você errou essa questão, pode entrar com recurso pedindo anulação, mas não tenho certeza se eles anulariam a questão por causa disso.

      Excluir
  6. professor, o senhor poderia me dizer se há alguma possibilidade da questão 10 versão B EPCAR 2015 mudar a resposta. O item que está gerando conflito é o item 3. Eu consegui resolver tranquilamente. Porém, alguns cursinhos querem mudar a resposta da letra B para a D. Disseram que não se pode afirmar nada sobre o item 3. Mas, em si tratando de proporção, eu achei a afirmação incoerente. Você poderia dar uma olhada? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, olhe a resolução dessa questão no gabarito do Elite Rio.

      Excluir
  7. Mestre, gostaria de saber qual programa você usa pra fazer as figuras, como na questão 2 e 5.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio, eu faço todas as minhas figuras com o Geogebra (baixe em geogebra.org). É um software gratuito e bem fácil de usar. Se tiver dificuldades na utilização, me avisa.

      Excluir