Marcadores

Livros X-MAT

domingo, 24 de agosto de 2014

Prova de Matemática EPCAr 2014-2015

Nessa postagem encontra-se a resolução da prova de Matemática do concurso de admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) de 2014-2015.




Você pode assistir às resoluções em vídeo da questão 28 e da questão 32 dessa prova no canal do Promilitares no YouTube.  

A seguir estão links para postagens com a resolução de provas de Matemática da EPCAr de anos anteriores.




Abraço e bom gagá!!!

28 comentários:

  1. Muito bom professor! O que achou do nível da prova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei o grau de dificuldade da prova compatível com o de anos anteriores. Entretanto, alguns erros na elaboração das questões comprometeram a qualidade da prova.

      Excluir
    2. Oi mestre por favor o senhor poderia me informar os temas que serão abordados na prova pra epcar 2015 de matemática e português?

      Excluir
    3. Igor, essas informações estão no edital do concurso. Caso tenha alguma dúvida específica, comente aqui que eu tento esclarecer.

      Excluir
  2. Excelente, mestre. Algum palpite de como deverá vir a prova do Colégio Naval esse ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As provas têm mantido mais ou menos o mesmo padrão ao logo dos anos. Acho que esse ano não deve ser diferente, devemos ter uma prova com bom grau de dificuldade e bem abrangente. Boa sorte!

      Excluir
  3. Obrigado Mestre estou Etudando muito para entrar na EPCAR..

    ResponderExcluir
  4. Obrigado mestre! o senhor está sendo de grande ajuda. Mas queria saber se o senhor poderia resolver a prova da EPCAr de 2005? se não for de bastante trabalho. Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico feliz em ajudar. Assim que tiver um tempinho, eu resolvo a prova da EPCAr de 2005.

      Excluir
  5. estou com uma dúvida na questão 20, queria saber qual a formula usada para achar a área do triangulo AFB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A área do triângulo é igual à metade do produtos de dois lados vezes o seno da ângulo entre eles. Para provar a validade dessa fórmula, basta observar que o produto de um dos lados pelo seno do ângulo citado é igual à altura relativa ao outro lado. Lembrando que em um triângulo retângulo, o seno de um ângulo é igual à razão entre o cateto oposto ao ângulo e a hipotenusa.

      Excluir
    2. muito obrigado pela explicação.

      Excluir
  6. Mestre, você poderia realizar a resolução da prova de matemática da cpcar 2014-2015? Seria de grande ajuda.
    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É essa prova que está resolvida aqui. CPCAr é o concurso de admissão à EPCAr.

      Excluir
  7. Oque me aconcelha a focar os estudos este ano? Sei que tem as coisas tudo no edital, mas em relação a anos passados, oque acha melhor focar ? obrigado desde já !

    ResponderExcluir
  8. Mestre, não existe nenhum jeito melhor de resolver a 26 ? Mesmo que dê mais trabalho, pelo o menos seria mais fácil de intender essa questão, porque a resolução dela ficou bem confusa. Foi a única questão dessa prova que não consegui resolver.

    ResponderExcluir
  9. Mestre, não existe nenhum jeito melhor de resolver a 26 ? Mesmo que dê mais trabalho, pelo o menos seria mais fácil de intender essa questão, porque a resolução dela ficou bem confusa. Foi a única questão dessa prova que não consegui resolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode ter algumas variações na maneira de fazer as contas, mas a essência é a mesma. Você precisa escrever as razões e dar um jeito de estimá-las. Realmente, essa questão é um pouco mais complicada que as outras, principalmente, o item III, pois você precisa fazer uma estimativa muito precisa.

      Excluir
  10. professor , na questao 21 , primeira afirmativa , por quê eles se anulam ?nao entendi . não sabia desta propriedade , Tentei faze-la por extenso mais nao consegui

    ResponderExcluir
  11. Professor , gostaria de saber qual é o assunto deste tipo de questão

    (FUNCERN) Um vilarejo tinha N habitantes em 2008, sendo N um número quadrado perfeito. No ano seguinte, essa
    população aumentou em 99 pessoas, mas, mesmo assim, a quantidade de pessoas da cidade
    continuou sendo um número quadrado
    perfeito. Em 2010, a quantidade de pessoas da cidade também
    era um quadrado perfeito, apesar de a população ter aumentado em 101 pessoas em relação ao ano
    anterior.
    O número que expressa a população da cidade em 2008 é representado por
    um

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se este tipo de questão pode vir a cair na prova da epcar !!

      Excluir
    2. Glaucio, essa questão envolve fatoração e teoria dos números (aritmética). A primeira vez que eu vi foi no livro do Morgado - Álgebra II, só que o vilarejo era a cidade de Itapipoca. É possível aparecer algo similar na EPCAr ou no CN sim, pois trata-se de uma questão clássica.

      Excluir
    3. Desculpe incomoda-lo , mas nao encontrei na internet nada que respondesse a este problema. O sr. poderia ser mais específico no nome do assunto para que eu possa achalo!! att

      Excluir
  12. Tenho 14 anos, e gostaria de saber se posso fazer a prova ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, mantendo a mesma lógica dos editais de admissão 2016, você poderia fazer a prova da EPCAr e não poderia fazer a do CN. De qualquer forma é bom você confirmar essas informações junto a essas duas escolas.

      Excluir
  13. Olá Renato, Estou querendo ingressar os estudos na EPCAr, e estou com dúvidas em quais materiais de qualidade usar para o meu objetivo. Por enquanto estou utilizando o PSP (Problemas sem Problemas) para geometria, o Álgebra Rosa (Paulo Cesar) para algebra e Praticando a Aritmetica (Lacerda) para aritmetica. Gostaria de saber se esse é um material adequado ou se tem algum que você poderia me indicar. Obrigado desde já :)

    ResponderExcluir