Marcadores

Livros X-MAT

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Questões de Geometria Analítica da Escola Naval

Mais uma para aqueles que estão se preparando para a Escola Naval. O arquivo anexo traz uma coletânea das últimas questões de Geometria Analítica 2D e 3D da EN. São 26 questões dos concursos de 2004 a 2011 com soluções detalhadas.


Um abraço e bom gagá!!!

7 comentários:

  1. Na questão 10.

    As retas "r" e "s" são reversas. Gostaria de saber por que eu pegando um ponto qualquer "P" pertencente a reta "r" e um ponto qualquer "Q" pertencente a reta "s" eu posso afirmar que a distância entre esses dois pontos é igual a 3.

    ResponderExcluir
  2. Foi utilizada uma fórmula para o cálculo da distância entre retas reversas. Na prática essa fórmula projeta o vetor PQ em uma direção perpendicular às duas retas (aquele quociente entre o produto vetorial e o seu módulo) o que resulta na distância entre as reversas.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, professor! Eu entendi mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Professor, Achei uma questão que caiu na prova de MATEMÁTICA(EN) que foi anulada esse ano! Se o senhor puder resolvê-la vai ajudar bastante porque não achei nenhuma questão parecida com essa:

    Os pontos A, B e C estão sobre uma reta r e B está entre A e C. Sendo O um ponto fora de r, considere os vetores (a)= OA, (v)= OC e (w)= OB. Sabendo que BC=4AB, determine x e y de forma que (w)= x(a) + y(v)

    Representação para vetor: (a), (v) e (w)

    a) x = 4/5 e y = 1/5
    b) x = 3/5 e y = 1/4
    c) x = y = 1/2
    d) x = 3/5 e y = 2/5
    e) x = 1/3 e y = 2/3

    ResponderExcluir
  5. A questão 12 dessa lista caiu na prova da EN de novo!

    ResponderExcluir
  6. Muito bem observado! É a questão 11 da prova amarela. Provavelmente eles repetiram a questão porque tiveram pouco tempo para fazer uma nova prova após a anulação.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir